A decisão de começar uma dieta na maioria das vezes vem acompanhada de bastante entusiasmo. Mas nem sempre esse mesmo entusiasmo persiste até o final. Isso faz com que a maioria das pessoas desista no meio do caminho.
Quantas vezes você já começou uma dieta e parou pouco tempo depois? Saiba que pequenas mudanças de atitude podem resolver essa questão e tornar a dieta um desafio prazeroso. Acompanhe 10 dicas que vão te ajudar a manter o foco:
Escolha uma dieta que pode ajudá-la a alcançar seus objetivos com mais facilidades. Ou seja, que contenha alimentos de seu agrado. Isso aumenta consideravelmente as chances de sucesso. Como seria possível fazer a dieta da sopa, por exemplo, se você não gosta de sopa? Se fizer com acompanhamento profissional, com certeza terá uma dose extra de motivação.
Defina qual o seu objetivo com a dieta. Pessoas não ganham peso do dia para a noite e também não perdem dessa forma. Portanto, seja realista quanto ao seu corpo e seus limites. Emagrecer é um processo que exige paciência.
Estabeleça metas a curto prazo, já que são mais fáceis de alcançar e te mantém motivada. A médio prazo, permitem melhor avaliação do que ainda precisa ser modificado. A longo prazo, garantem que após atingir seu objetivo, vai conseguir manter o resultado.
Anote tudo o que consumir durante o dia. Essa é a forma mais fácil de identificarmos erros alimentares, assim, também conseguiremos perceber nosso progresso rumo ao objetivo traçado.
Exagerou em uma refeição? Ou num dia inteiro? Não se desespere! Essa situação é muito comum e você não deve permitir que ela te desmotive. Em vez de achar que sua dieta foi por água abaixo e enfiar o pé na jaca de vez, que tal recomeçá-la na próxima refeição ou no dia seguinte?
Aprender a entender quando estamos com fome e quando estamos saciados é fundamental para um consumo alimentar adequado. Respeite o momento da refeição, coma com a televisão desligada e sem usar o celular, aprecie os alimentos em seu prato, mastigue bem. Prestar atenção à refeição garante que o nosso consumo seja mais adequado.
Evite manter na dispensa da sua casa alimentos que não agregam valor nutricional e ainda te fazem perder o foco da dieta. Se não os tivermos, não teremos que resistir a eles. Em contrapartida, tenha substitutos saudáveis e compatíveis com a dieta que vão suprir sua necessidade em alguns momentos mais difíceis.
Ter uma companhia para seguir com a dieta pode torna-la mais fácil (quando outras pessoas também estão comprometidas com o processo de mudança de hábitos, as opções se tornam mais adequadas) e mais prazerosa (qualquer tipo de alimentação se torna mais prazerosa quando estamos em boa companhia).
Não seja tão rigorosa com você mesma. Se restringimos tudo o que gostamos, a alimentação deixa de ser prazerosa. Se restringimos quantidade demais em relação à nossa necessidade diária, fica mais difícil controlar os momentos de compulsão. Se permita tomar uma taça de vinho no jantar com o marido, comer um pedacinho de chocolate amargo de tarde, qualquer coisa que te proporcione prazer, porém, com moderação.
Com certeza ela vai te ajudar a continuar no caminho certo. Além de te manter ocupada, ou seja, com menos tempo para ficar pensando apenas no que comer, a atividade física favorece a perda de peso, proporciona sensação de bem estar, te mantém motivada a ponto de te fazer pensar duas vezes antes de sair da dieta. Então não deixe de praticá-la!
Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…
Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…
Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…
Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…
Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…
O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…