Você já deve ter ouvido falar numerosas vezes na expressão zona de conforto, tal como no quão importante é expandirmos as nossas fronteiras e experimentarmos coisas inusitadas, testando as nossas habilidades e desenvolvendo os nossos talentos.
Mas o que é, exatamente, essa zona de conforto?
Em poucas palavras, pode-se afirmar que a zona de conforto é um espaço no qual as suas atividades e as suas atitudes se enquadram em uma rotina e em um padrão que tende a minimizar o estressee o sentimento de risco.
Brené Brown, autora de The Gifts of Imperfection, define a zona de conforto da seguinte maneira:
Os benefícios são claros: uma felicidade regular, ainda que morna, e um grau reduzido de ansiedade e de estresse.
No entanto, isso nem sempre é positivo e podemos convencê-los com dois argumentos.
Em primeiro lugar, muitas vezes a nossa zona de conforto não envolve as melhores coisas para nós. Nós somos seres humanos complexos, e não é raro encontrarmos gente que se sente mais confortável em meio à preocupação e à depressão.
Em segundo lugar, a fim de maximizarmos a nossa performance, é imprescindível que experimentemos um estado de ansiedade relativa, no qual os nossos níveis de estresse estejam um pouco mais altos do que o normal.
De acordo com Joshua Foer, autor do livro Maximize Your Potential, a única maneira de desenvolvermos o nosso talento é através dos desafios:
Quais seriam, portanto, as principais vantagens e os principais benefícios de deixar a sua zona de conforto e expandir as suas fronteiras?
Todas nós já deixamos para fazer pelo menos uns cinco (ou talvez vinte e cinco) trabalhos faculdade no último minuto. E, se não houvesse prazos e expectativas, é provável que nem mesmo os fizéssemos.
Quando não nos confrontamos com uma certa pressão, é normal fazermos só o mínimo necessário para seguirmos em frente.
Aprender a lidar com as adversidades e com os eventos inesperados de livre e espontânea vontade poderá prepará-la para as mudanças de vida que se forçarem sobre você.
Nas palavras de Brené Brown, “em momentos de instabilidade social, econômica e política, as nossas zonas de conforto diminuem”.
Escolher deixar a sua zona de conforto é uma decisão muito mais sábia do que esperar o momento em que você será forçada a abandoná-la, e poderá levá-la a descobrir os muitos talentos ocultos que certamente possui.
Ao entrar em contato com novas experiências, com realidades distintas da sua e com habilidades inusitadas a serem desenvolvidas, você abrirá as portas para uma longa série de ideias que a inspirarão e a instruirão.
Isso desenvolverá a sua capacidade de raciocínio e a sua criatividade, entre muitas outras coisas bastante úteis.
Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…
Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…
Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…
Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…
Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…
O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…