Está querendo renovar o guarda-roupas, mas tem pouco dinheiro para investir? Quer peças exclusivas, estilosas e que expressem sua personalidade por um precinho camarada? Anda preocupada com o consumismo no mundo e a quantidade de lixo que você está produzindo? Não sabe o que fazer com as roupas que não usa mais?
Todas essas questões têm solução e podem ser resolvidas de uma só vez em um local mágico que consegue tornar seu closet mais variado, descolado, sustentável e com baixo investimento. Esse lugar se chama brechó.
“Ah, mas brechó é sujo, empoeirado, são roupas velhas, roupas que não dão para comprar e blá, blá, blá…”
Existe um certo preconceito a respeito dessa prática e, no Brasil, a cultura de brechó ainda está iniciando. Mas hoje já encontramos brechós bem organizados e com boa curadoria. Assim sendo, sugiro que você se jogue nas araras e se divirta!
E, se você nunca foi em um brechó, não se preocupe! Apenas continue com a gente pra saber onde e como fazer suas comprinhas.
Garimpar é o trabalho de explorar com bastante atenção as pepitas que possam estar escondidas entre um cabide e outro. Esse trabalho requer paciência, tempo, disposição e olhar apurado. Vá com uma roupa confortável, coloque um bom tênis e algo que dê pra você provar por cima, porque nem todos os brechós autorizam a prova ou tem provadores.
Aquelas que não querem sair de casa ou não tem bons brechós nas proximidades, a internet já está presente também nesse meio e é possível garimpar online, seja por Instagram, Facebook, Whatsapp ou loja online mesmo. Outra opção são sites coletivos que você pode comprar diretamente de outras pessoas e expor suas peças para venda.
Nem sempre você vai achar algo na primeira visita, mas não desista. Continue visitando os brechós com certa frequência, assim você se familiariza com o local e a pesquisa vai ficando mais fácil.
Para fazer boas compras você deve ter em mente que está procurando algo diferente, criativo e que você nunca encontraria em lojas convencionais. Então esteja aberta e não se prenda a um item especifico, deixe o brechó te surpreender.
Loja online focada em artigos de luxo. Marcas renomadas, tais como Chanel, Hermés, Dior, Gucci, Missoni, Fendi, etc. Boa procedência. Preços altos, porém mais em conta do que os originais.
Bazar filantrópico. Tem boas marcas e grande variedade de preços e de produtos. 100% da renda é revertida para a ONG Obra do Berço. Atendem no Morumbi, em São Paulo.
Um dos brechós mais tradicionais de São Paulo. Funciona no estilo antigo, mas atendem por Whatsapp. Muita variedade de preço e produtos. Você também tem opção de alugar peças. Ótimo acervo para teatros e novelas.
Um misto de brechó com boutique é o conceito. Araras com poucas roupas, vitrines lindas, arranjos de encher os olhos. Tem masculino e feminino. O espaço ainda tem eventos relacionados a arte, moda e etc. Estilo moderninho vintage. Atendem em São Paulo, na Oscar Freire. Preços bem variados.
O perfil do Instagram é um editorial de moda autêntico e lindo. Dá vontade de comprar tudo! Vendem via Whatsapp.
O casal Paula e Gil viaja o mundo inteiro garimpando peças vintage para suas lojas. A curadoria deixa uma marca bem pessoal do casal. A B.Luxo, que fica na Rua Augusta, tem muitas opções de produtos. Atendem por WhatsApp.
É uma plataforma de vendas focada em produtos de segunda mão. O legal é que qualquer um pode ter uma lojinha. Você pode aproveitar e revender aquelas pecinhas paradas. Muitos artistas, blogueiros e lojas vintage especializadas vendem no Enjoei. Vale muito a pena.
Trabalha com grifes há 25 anos. O acervo tem peças femininas a preços mais em conta do que os praticados pelas marcas. Atendem nos Jardins, em São Paulo numa casa gostosa, que vale a visita. E ainda tem uma loja virtual no coletivo enjoei.com.
Vintage store localizado em Botafogo no Rio de Janeiro, promove eventos e tornou seu espaço em um local de encontros. Os produtos são bem variados. A loja é linda e moderna. Não vendem pela internet, mas o local vale a visita.
O brechó, que encontra-se localizado na Vila Madalena, conta com café e tem um canal no Youtube onde mostram seus modelos e dão dicas de como combinar e até customizar suas peças. A loja é realmente muito grande, então vá com tempo e disposição.
É uma misto de marca própria, vintage store e upcycling. Usam sobras de tecido em suas novas criações e são focados em diminuir resíduos com muito estilo. Não definem gênero, mas trabalham basicamente com feminino. Contam com loja online e também loja no Facebook.
Eu sempre fui uma traça de brechó, e adoro comprar peças em bazares de caridade e em brechós, ou peças usadas de amigos e parentes. Se você também adora um brechó, me conta onde você costuma comprar e quais brechós você acrescentaria nessa lista.
Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…
Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…
Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…
Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…
Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…
O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…