Hoje sabemos que o sedentarismo aumenta o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, o diabetes, a hipertensão e as doenças cardiovasculares.
Por outro lado, praticar atividade física regular favorece o gasto energético e o controle do peso corporal, pode reduzir a pressão arterial, aumentar a quantidade de massa muscular e melhorar nossa condição cardiorrespiratória, além de outros benefícios psicológicos – como o aumento da autoestima e a redução dos quadros de depressão.
Portanto, para você que já tem essa consciência e escolheu a academia para sair do sedentarismo, aí vão algumas dicas de como sobreviver ao primeiro dia de academia.
Deixe claro para si mesma o motivo que a fez sair do sedentarismo e encarar a academia para mudar o estilo de vida.
Não se intimide ao se deparar com muita gente, com muitos aparelhos que você não tem ideia de como funcionam e com várias pessoas saradas. Você vai chegar lá – e vai intimidar os outros. Heh.
As academias tendem a propor uma avaliação inicial. Os resultados e o objetivo inicial do aluno auxiliam a definir de forma mais fácil e assertiva o melhor treino.
O problema é que começar a fazer exercícios a partir do resultado da avaliação inicial pode ser um pouco desanimador.
Não desanime! Você não é e nem será a única a passar por isso. Talvez aquela mulher de corpo escultural não fosse assim quando entrou. Tenha força de vontade, e em breve observará mudanças positivas nas próximas avaliações.
Escolha roupas apropriadas para a prática de atividade física. O essencial é que elas deixem-na confortável. Adeque as roupas também ao clima/estação do ano. Nada de colocar um moletom grosso por cima da roupa, em pleno verão para disfarçar as gordurinhas, hein! Lembre-se que você esta no local certo para eliminá-las, então não há do que se envergonhar.
A garrafa de água é um dos acessórios mais importantes, já que vai te ajudar a manter a hidratação e economizar nas idas ate o bebedouro.
Além desses, podemos incluir nessa lista uma mochila com seus itens pessoais, um cadeado se for necessário para usar no armário, uma toalha pequena para enxugar o suor e, se gostar de música para relaxar, deixe pronta uma playlist com suas músicas favoritas.
Não copie ou faça exercícios adicionais aos que estavam na sua programação para parecer que está em um nível mais avançado.
Lembre-se que você é uma iniciante, e que não há nenhum problema nisso. Normalmente os iniciantes passam por um treino de adaptação no início, então não se preocupe se serão poucas repetições ou pouco peso, o importante é preparar o seu corpo para o que vem pela frente!
Você já deu o primeiro passo, que foi sair do sedentarismo. Agora tenha calma! Os resultados não aparecerão do dia para a noite, mas começarão a dar mostrar se mantiver uma rotina adequada e orientada do treino, uma alimentação balanceada e uma dose de persistência.
Vá em frente!
Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…
Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…
Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…
Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…
Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…
O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…