Se comportar em uma reunião de negócios de maneira adequada, assim como se vestir para ela da melhor maneira possível, é algo necessário à mulher empreendedora, próspera e sagaz.
Atualmente, precisamos ter a capacidade e a disposição de idealizar, coordenar e realizar projetos e negócios. Tais projetos tendem a ser definidos em reuniões, as quais envolvem coisas importantes, como a expressão de nossas qualidades de liderança, a capacidade de trabalhar em grupo e a resistência diante de adversidades ou de situações complexas.
Abordamos nesse texto as melhores maneiras de se vestir para uma reunião de negócios e de nela se comportar. Aliada à sua competência e ao seu esforço, a impressão que você transmitir às pessoas será essencial para o seu sucesso.
Portanto, não poupe esforços nesse sentido e leia atentamente os nossos conselhos.
O ideal é vestir-se de acordo com as convenções de seu ambiente de trabalho, aliando os trajes a ele convenientes àqueles capazes de conferir-lhe uma aura sofisticada, distinta e inconfundível.
A distinção está intimamente aliada à discrição. Assim sendo, não recorra a excessos nem procure se diferenciar das demais pessoas. No entanto, procure um ou outro detalhe que a faça se sobressair. Mantenha em mente a genialidade de Honoré de Balzac, que definiu, em seu Tratado da Vida Elegante, a elegância como “a ciência que nos ensina a não fazer absolutamente nada como os outros, mas aparentando fazer tudo como eles”.
É aconselhável fazer uso de modelos que se ajustem perfeitamente ao seu corpo, levando em conta o grau de conforto – já que, conforme coloca o especialista em etiqueta Samuel Robert Wells, “o traje desconfortável é necessariamente deselegante”.
Em relação às cores, sugerimos que se baseiem principalmente no branco e no preto. “As mulheres pensam em todas as cores, exceto na ausência de cor”, disse Coco Chanel. “Mas o preto é tudo, e o branco também. Sua beleza é a absoluta – a harmonia é perfeita”.
Acessórios sutis e minimalistas podem e devem ser utilizados. Um relógio refinado, uma echarpe sofisticada ou um broche bem trabalhado podem realçar a elegância de seu traje, contanto que entrem em harmonia com o restante de sua indumentária. Segundo Balzac, o princípio constitutivo da elegância é a unidade – e não há unidade possível sem esmero, harmonia e simplicidade relativa. “Mas não é o esmero antes da harmonia ou a harmonia antes da simplicidade que produz a elegância”, lembra o autor. “Apenas uma profunda e misteriosa concordância entre essas três virtudes primordiais pode originá-la”.
Se é verdade que o espírito de uma mulher adivinha-se pela maneira como ela porta sua bolsa, faça questão de portar a sua da melhor maneira possível.
A confiança, a sagacidade e o talento são qualidades que devem ser exploradas, mas evite permitir que estas se transformem em agressividade, em futilidade ou em exibicionismo. A tirania e a ostentação estão irremediavelmente ultrapassadas, sendo ridículas tanto em homens quanto em mulheres.
Aprenda a exprimir-se da maneira mais versada possível, cultivando com cuidado a voz, a linguagem e a perfeição gramatical. Se expresse com correção, elegância e suavidade, e faça tudo o que estiver ao seu alcance para aperfeiçoar-se nesse sentido.
A firmeza é uma qualidade importante, que distingue o grande líder das outras pessoas. Ela deve cultivada, contanto que temperada com a persuasão e com o autocontrole.
Quando utilizada para propósitos indignos e desonestos, a persuasão é algo condenável. Mas, se usada de maneira conscienciosa, ela consistirá em um dos meios mais eficientes para evitarmos conflitos e atingirmos nossos objetivos. Aquele que dominá-la será capaz de raciocinar logicamente, entender costumes e virtudes e conhecer as emoções – o que são, sua natureza, suas causas e como despertá-las.
Em suma: faça da Retórica de Aristóteles o seu livro de cabeceira.
O autocontrole, por sua vez, é uma das qualidades mais importantes para um profissional de destaque. “Se você não possuir o mais perfeito autocontrole, cometerá erros graves, e as outras qualificações que possuir contarão pouco”, diz Wells. Confúcio, o sábio chinês, afirmava categoricamente que a ausência de autocontrole em pequenas questões arruína grandes planos. Portanto, nunca se esqueça de quem é, de onde está e do que deve fazer.
Outro ponto essencial é a capacidade de trabalhar em grupo. Busque unir a qualidade da simpatia à da originalidade, sendo capaz tanto de comunicar-se quanto de ouvir de modo atento. Valorize as pessoas cujas ações são coerentes com os princípios que professam, e tenha em mente o fato de que a base da convivência social é a tolerância mútua.
Para encerrar, não permita que as adversidades a desesperem. Mantenha o pensamento positivo, e aja de acordo com isso. Ninguém jamais expressou essa ideia de maneira mais admirável do que o célebre filósofo Epicteto, segundo quem cada dificuldade nos oferece uma chance de recorrermos aos nossos recursos interiores desconhecidos: “As provações que enfrentamos podem e devem nos revelar quais são as nossas forças. A pessoa inteligente e prudente enxerga além do incidente em si e procura criar o hábito de usá-lo da maneira mais saudável”.
Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…
Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…
Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…
Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…
Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…
O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…