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Como se vestir e se comportar em uma reunião de negócios

Se comportar em uma reunião de negócios de maneira adequada, assim como se vestir para ela da melhor maneira possível, é algo necessário à mulher empreendedora, próspera e sagaz.

Atualmente, precisamos ter a capacidade e a disposição de idealizar, coordenar e realizar projetos e negócios. Tais projetos tendem a ser definidos em reuniões, as quais envolvem coisas importantes, como a expressão de nossas qualidades de liderança, a capacidade de trabalhar em grupo e a resistência diante de adversidades ou de situações complexas.

Abordamos nesse texto as melhores maneiras de se vestir para uma reunião de negócios e de nela se comportar. Aliada à sua competência e ao seu esforço, a impressão que você transmitir às pessoas será essencial para o seu sucesso.

Portanto, não poupe esforços nesse sentido e leia atentamente os nossos conselhos.

COMO SE VESTIR EM UMA REUNIÃO DE NEGÓCIOS

O ideal é vestir-se de acordo com as convenções de seu ambiente de trabalho, aliando os  trajes a ele convenientes àqueles capazes de conferir-lhe uma aura sofisticada, distinta e inconfundível.

A distinção está intimamente aliada à discrição. Assim sendo, não recorra a excessos nem procure se diferenciar das demais pessoas. No entanto, procure um ou outro detalhe que a faça se sobressair. Mantenha em mente a genialidade de Honoré de Balzac, que definiu, em seu Tratado da Vida Elegante, a elegância como “a ciência que nos ensina a não fazer absolutamente nada como os outros, mas aparentando fazer tudo como eles”.

É aconselhável fazer uso de modelos que se ajustem perfeitamente ao seu corpo, levando em conta o grau de conforto – já que, conforme coloca o especialista em etiqueta Samuel Robert Wells, “o traje desconfortável é necessariamente deselegante”.

Em relação às cores, sugerimos que se baseiem principalmente no branco e no preto. “As mulheres pensam em todas as cores, exceto na ausência de cor”, disse Coco Chanel. “Mas o preto é tudo, e o branco também. Sua beleza é a absoluta – a harmonia é perfeita”.

Acessórios sutis e minimalistas podem e devem ser utilizados. Um relógio refinado, uma echarpe sofisticada ou um broche bem trabalhado podem realçar a elegância de seu traje, contanto que entrem em harmonia com o restante de sua indumentária. Segundo Balzac, o princípio constitutivo da elegância é a unidade – e não há unidade possível sem esmero, harmonia e simplicidade relativa. “Mas não é o esmero antes da harmonia ou a harmonia antes da simplicidade que produz a elegância”, lembra o autor. “Apenas uma profunda e misteriosa concordância entre essas três virtudes primordiais pode originá-la”.

Se é verdade que o espírito de uma mulher adivinha-se pela maneira como ela porta sua bolsa, faça questão de portar a sua da melhor maneira possível.

COMO SE COMPORTAR EM UMA REUNIÃO DE NEGÓCIOS

A confiança, a sagacidade e o talento são qualidades que devem ser exploradas, mas evite permitir que estas se transformem em agressividade, em futilidade ou em exibicionismo. A tirania e a ostentação estão irremediavelmente ultrapassadas, sendo ridículas tanto em homens quanto em mulheres.

Aprenda a exprimir-se da maneira mais versada possível, cultivando com cuidado a voz, a linguagem e a perfeição gramatical. Se expresse com correção, elegância e suavidade, e faça tudo o que estiver ao seu alcance para aperfeiçoar-se nesse sentido.

A firmeza é uma qualidade importante, que distingue o grande líder das outras pessoas. Ela deve cultivada, contanto que temperada com a persuasão e com o autocontrole.

Quando utilizada para propósitos indignos e desonestos, a persuasão é algo condenável. Mas, se usada de maneira conscienciosa, ela consistirá em um dos meios mais eficientes para evitarmos conflitos e atingirmos nossos objetivos. Aquele que dominá-la será capaz de raciocinar logicamente, entender costumes e virtudes e conhecer as emoções – o que são, sua natureza, suas causas e como despertá-las.

Em suma: faça da Retórica de Aristóteles o seu livro de cabeceira.

O autocontrole, por sua vez, é uma das qualidades mais importantes para um profissional de destaque. “Se você não possuir o mais perfeito autocontrole, cometerá erros graves, e as outras qualificações que possuir contarão pouco”, diz Wells. Confúcio, o sábio chinês, afirmava categoricamente que a ausência de autocontrole em pequenas questões arruína grandes planos. Portanto, nunca se esqueça de quem é, de onde está e do que deve fazer.

Outro ponto essencial é a capacidade de trabalhar em grupo. Busque unir a qualidade da simpatia à da originalidade, sendo capaz tanto de comunicar-se quanto de ouvir de modo atento. Valorize as pessoas cujas ações são coerentes com os princípios que professam, e tenha em mente o fato de que a base da convivência social é a tolerância mútua.

APRENDA A LIDAR COM AS ADVERSIDADES

Para encerrar, não permita que as adversidades a desesperem. Mantenha o pensamento positivo, e aja de acordo com isso. Ninguém jamais expressou essa ideia de maneira mais admirável do que o célebre filósofo Epicteto, segundo quem cada dificuldade nos oferece uma chance de recorrermos aos nossos recursos interiores desconhecidos: “As provações que enfrentamos podem e devem nos revelar quais são as nossas forças. A pessoa inteligente e prudente enxerga além do incidente em si e procura criar o hábito de usá-lo da maneira mais saudável”.

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