Todos nós temos algum hábito que gostaríamos de mudar, mas acabamos desistindo do processo por causa da dificuldade.
Seja qual for o hábito que você está tentando mudar (parar de fumar, comer compulsivamente, passar horas na internet e assim por diante), não desista, porque você apenas não encontrou a melhor maneira de se livrar dele.
Os hábitos são realmente difíceis de mudar porque eles se incorporam na nossa rotina. A repetição e automaticidade resultantes criam uma associação mental entre a situação (sugestão) e a ação (comportamento).
Alguns estudos mostram que mais de 40% das “decisões” que fazemos no dia não são realmente decisões, mas sim hábitos.
Hábitos, por si, não são ruins, pois sem eles nós teríamos que pensar em todas as nossas ações do dia. Ou seja, ações no “piloto automático” liberam sua mente e energia para focarem em novas situações e novos problemas que exigem decisões, criatividade e ações.
Infelizmente, o cérebro não diferencia os maus hábitos dos bons e quando uma rotina é classificada na categoria “automática”, é difícil alterá-la. Mas os maus hábitos podem ser mudados!
Veja aqui 6 dicas para isso.
Muitas vezes os hábitos surgem de ações reiteradas que buscam compensar alguma questão emocional.
Por exemplo, a compulsão alimentar pode ser uma maneira de se “confortar” quando você está se sentindo para baixo; passar horas jogando jogos na internet pode ser uma maneira de evitar a interação com a sua família; fumar ou beber podem ser uma maneira de se soltar e de interagir com as pessoas, e assim por diante.
Deste modo, se você quer realmente mudar um hábito que você sabe que não é bom para você, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar a razão deste para que, então, você possa lidar com o problema real.
Lidar com o problema pode ser um pouco doloroso, mas é muito importante e é a melhor forma de mudar um hábito negativo.
Para mudar de hábito, é preciso identificar a razão pela qual você reage daquela maneira em certas situações. Busque entender o que desencadeia essa resposta e se existe outra maneira de mais saudável para agir.
Procure a resposta mais saudável possível e associe esse novo comportamento como resposta àquela situação.
Mudar o comportamento pode ser difícil no começo, mas nós temos a habilidade para isso! Se estiver difícil, você pode tentar começar com um pequeno comportamento e incorporar outros mais difíceis a partir daí.
Por exemplo, se você tem dificuldade de ir a academia, comece com uma simples caminhada pelo quarteirão até você se sentir confiante para ir de fato à academia.
E o mais importante de tudo é repetir a ação, por muitas vezes, até que ela se torne um hábito. Hábitos levam tempo para serem incorporados, e por isso a resiliência é a chave para a mudança.
Dizem que se leva 28 dias para incorporar um novo hábito. Entretanto, hábitos são difíceis de quebrar e por isso podem levar bastante tempo para alterá-los por outros, pois você precisa recondicionar seu cérebro para que a ação seja incorporada na categoria “automática”.
Pesquisas atuais mostram que a maioria das pessoas precisa de cerca de três meses para substituir um mau hábito por um novo comportamento e outras precisam de mais tempo ainda.
Por isso, você precisa estar muito focado para mudar um hábito e se dar o tempo certo para isso, sem ansiedades.
Quando nós colocamos uma promessa no papel, ela se torna mais real. Alguns estudos mostram que apenas o fato de escrever um objetivo e olhá-lo todos os dias, ou quantas vezes você precisar, pode ajudá-lo a permanecer no focado na meta.
Então anote sua promessa e objetivos e leia-os sempre que possível. Essa é uma dica fácil que te ajudará muito.
Não é à toa que muitos programas de reabilitação fazem muitas reuniões em grupo e com a família. Quando a pessoa expõe suas metas e se compromete com o outro, as chances de sucesso são maiores, pois esse fato se torna um incentivo para continuar seguindo em frente.
Ao dar e receber apoio, nem que seja com um terapeuta, você mantém seu objetivo em foco. Além disso, especialistas podem te ajudar a lidar com a razão de um mau hábito e a encontrar maneiras positivas e saudáveis de ação.
Por isso é muito bom você estar perto de pessoas que te incentivem a mudar para melhor.
Você não precisa ser perfeito para conseguir mudar um hábito. Quase todo mundo escorrega, o que é perfeitamente normal. O que não se pode fazer é deixar o escorregão ser motivo para que você desista.
Reflita sobre o motivo do escorregão, veja se você não está se auto-sabotando e tente ser mais gentil com você.
Não se culpe tanto por isso e continue tentando, porque você irá conseguir!
Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…
Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…
Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…
Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…
Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…
O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…