Categories: Bem-Estar

Como melhorar sua qualidade de vida tratando a insônia

Se você está se sentindo cansada, estressada e com pouca disposição devido à insônia, dê uma olhada nessa matéria que trouxemos para vocês.

E lembre-se: não ter uma boa noite de sono para recarregar as energias pode comprometer bastante seu humor, seu desempenho no trabalho e consequentemente sua qualidade de vida.

INSÔNIA:

A insônia pode ser entendida como a dificuldade para dormir e se manter dormindo durante a noite, dificuldade para pegar no sono ou mesmo a sensação de que este não foi reparador.

CAUSAS:

As causas podem ser as mais variadas.

As mais comuns estão relacionadas à ansiedade, estresse, depressão ou algum outro fator mental, mas a insônia pode também ser provocada por doenças físicas que causem dor e desconforto.

Mudanças de rotina, alimentação, uso de medicamentos e fatores do ambiente, tais como a claridade ou aparelhos eletrônicos e ruídos, também podem influenciar nesse quadro.

TRATAMENTO:

Assim como as causas, o tratamento é variável. Pode incluir para alguns casos específicos o uso de remédios, ao passo que, para outros, apenas mudanças nos hábitos de vida já são efetivas.

Então, listamos aqui algumas recomendações que podem ajudá-la a se livrar da insônia.

Gerais

  • Evite a prática de atividade física no período noturno;
  • Estabeleça uma rotina para o sono. Se possível, durma no mesmo horário todos os dias;
  • Procure desligar os aparelhos eletrônicos, como a televisão e o celular, em torno de uma hora antes de dormir;
  • Mantenha o ambiente com pouca ou nenhuma claridade;
  • Se for fumante reduza quantidade a de cigarros que fuma, principalmente à noite, já que a nicotina é um estimulante.

Alimentação

  • Evite o consumo de bebidas estimulantes no período da noite, como café, chá mate e álcool;
  • Realize refeições leves e de fácil digestão no jantar;
  • Antes de se deitar, consuma uma xícara de chá com ação calmante, como o de camomila. Ele provavelmente irá ajudá-la a relaxar;
  • Inclua na dieta alimentos fontes de triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, hormônio que promove relaxamento – frango, peru e atum são boas opções para o jantar.

Portanto, meninas, procurem mudar imediatamente os seus hábitos de vida e, caso essa mudança não seja o suficiente, não deixem de fazer o acompanhamento médico.

 

Debora Coca

Nutricionista e especialista em atendimento clínico, trocou uma vida agitada entre atendimentos, corrida, academia e pilates por uma rotina mais tranquila. Hoje se dedica aos seus alunos na universidade e à nova paixão da sua vida: a de ser mãe da Manuela.

Recent Posts

As 17 melhores frases sobre o casamento

Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…

5 anos ago

9 maravilhosas receitas com aspargos

Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…

5 anos ago

As 7 maravilhas do mundo moderno

Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…

5 anos ago

Como ser uma boa contado de histórias

Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…

5 anos ago

10 lugares para conhecer antes de morrer

Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…

5 anos ago

É agora! O retorno de Backstreet Boys (e de outras boy bands)

O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…

5 anos ago