Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Tudo que você precisa saber para escolher um protetor solar facial

Que o protetor solar não pode faltar na nécessaire de quem quer manter a pele saudável isso já sabemos. Mas nem todos sabem que a radiação solar é um dos principais fatores de envelhecimento da pele.  Responsável por manchas, linhas finas e até mesmo rugas, a radiação solar hoje é a principal vilã da pele jovem, lisinha e hidratada.

Mas temos uma arma poderosa e disponível para todos combaterem esse mal e ela se chama protetor solar.

Muita gente tem dúvidas na hora de escolher um e acaba comprando aquele mais em conta. Mas cada tipo de pele tem uma necessidade, ainda mais se tratando da pele do rosto, pescoço e colo, por ser mais delicada e ficar mais exposta às agressões do ambiente.

Fizemos um guia para te ajudar a escolher o protetor solar mais adequado à sua pele.

A primeira dica é você procurar um filtro específico para o rosto e outro para o corpo. Sim, isso faz toda a diferença e vai te facilitar a rotina no dia a dia e são produtos desenvolvidos para uma região especifica do corpo, com necessidades diferentes entre si.

Para não ter problemas com as aplicações você precisa saber seu tipo de pele. As fórmulas, no geral, deixam a pele mais oleosa. Por isso, muita gente acaba abandonando o hábito de passar protetor. Mas, hoje o mercado oferece fórmulas em gel, oil-control ou oil-free. Se a sua pele é muito oleosa a oil-control é mais recomendada, pois além de não ter óleo na fórmula ela ainda ajuda a reduzir a oleosidade da própria pele. Se você tem pele mista ou normal pode testar uma das 3 opções.

Já pessoas de pele mais ressecada devem evitar esse produtos e optar por fórmulas em creme, loção ou sérum  que tenham componentes mais hidratantes para manter a pele mais viçosa.

Basicamente existem 2 tipos de protetores solar. O mais conhecido é o químico, que absorve a radiação ultravioleta, (altamente energética) transformando-a em radiação de baixa energia. Assim, ele cria uma proteção química, reagindo com a radiação solar e impedindo sua penetração na pele.

A outra opção são os protetores físicos, que criam uma espécie de escudo. Eles são compostos por minerais que refletem o raio ultravioleta. Os físicos são indicados para pele sensíveis, alérgicas e com rosácea ou acne, por exemplos, pois os minerais não entram na pele, ficam sobre ela e não sofrerem reação química.

Independentemente do tipo que você escolher, o ideal é um protetor de largo espectro, ou seja, um produto que protege contra o UVA e UVB.

O seu estilo de vida também tem que ser levado em conta na hora de escolher um protetor para seu rosto.

Se você acredita que trabalhar em locais fechados dispensa proteção contra os raios, está muito enganada. Além de passar pelos vidros, a radiação vem de lâmpadas fluorescente ou lâmpadas brancas, telas de computadores e celulares. Essa é a radiação visível, que é uma das maiores responsáveis pelas manchas na pele a longo prazo.

Considerando que hoje ninguém trabalha sem computador e sem celular, e que a luz dos dispositivos atingem principalmente seu rosto, pescoço e colo, é imprescindível  que você se proteja, com fator a partir de 20. E preferencialmente com  protetores físicos, por criarem uma barreira que reflete a radiação.

Para aquelas que passam mais horas do seu dia fora dos escritórios ou aquelas que gostam de atividades ao ar livre, é provável que já saibam que a radiação direta é mais prejudicial e a barreira tem que ser maior. É indicado que você use fator acima de 50 e reaplique a cada 2 horas.

Quem transpira muito durante os exercícios tem que ter cuidado redobrado para o produto não sair com o suor. Os filtros físicos resistem mais à transpiração. Se é seu caso, invista nesse tipo.

Os lábios também merecem atenção. É a parte do rosto que mais sofre com o a radiação, principalmente o sol direto. E mesmo quem tem pele mais oleosa pode ficar com os lábios ressecados. Invista em protetores labiais emolientes com fator 30. Assim você não arrisca ficar com a boca descascando e o envelhecimento precoce.

Para as viciadas em maquiagem, protetor deve ser aplicado antes da primeira maquiagem. O ideal seria retocar todo o protetor e a make a cada 4 horas. Sabendo que isso é quase impossível,  o indicado é que você use maquiagem com proteção 30 e siga o rito de reaplicação ao longo do dia.

Nesse post, buscamos conselhos capazes de ajudá-la na hora de proteger sua pele contra os efeitos do sol e o envelhecimento. Mas é indispensável uma visita ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano para uma avaliação. Esperamos que as dicas a tenham ajudado a entender a importância do protetor solar na rotina de beleza diária.

Ainda sem comentários.

O que você pensa?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *