Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Óleo de coco para os cabelos funciona? Veja benefícios e como usar!

De receitas caseiras de beleza todas nós entendemos um pouco. Afinal, quem nunca fez receitinhas das avós para os cabelos e a pele? Algumas, apesar de não terem nenhum estudo comprovando sua eficácia, parecem funcionar mesmo na prática. Mas o fato é que uma vem se destacando nos últimos tempos como algo milagroso.

O óleo de coco já passou de melhor alimento a vilão da saúde em pouco tempo. Mas seu uso aplicado nos cabelo já não tem essa má fama. Pelo contrário, já existem estudos comprovando a eficiência do óleo de coco nos cabelos.

Enquanto os nutricionistas não se decidem, vamos tirar o potinho da cozinha e levá-lo para o chuveiro, onde ele será muito bem vindo!

Desde 2016, eu venho me aventurando em receitas caseiras. Não foi uma mudança voluntária, pelo contrário. Por conta de uma alergia, tive que mudar toda a minha rotina de cuidados com a pele, cabelo, roupas e alimentação até descobrir que os produtos para cabelo estavam agravando a minha condição.

Foi um alívio e um desespero ao mesmo tempo. A adaptação foi bem difícil. Eu usava um creme de limpeza para a pele nos cabelos, por falta de opções que não dessem alergia, e meu cabelo ficava horrível.

Tive que encontrar alternativas e percebi que os cuidados poderiam estar nas minhas mãos. Comecei a pesquisar receitas caseiras e produtos mais naturais para cabelos, como óleos, frutas, alimentos e etc. Então decidi arriscar com o óleo de coco. E não é que deu certo? O resultado foi um cabelo mais macio, hidratado e com brilho.

E os benefícios do óleo de coco para o cabelo são reais, inclusive já foram testados e comprovados. Não à toa a indústria cosmética já usa o óleo em larga escala.

Por ser rico em ácido láurico, que consegue penetrar a fundo nos fios, ele realmente hidrata o cabelo. Em estudos foi comprovado ser mais eficaz que óleos minerais e óleo de girassol na prevenção da quebra e da desidratação do fio. Outro estudo afirma que ele protege o cabelo contra danos, ou seja, previne a perda de proteína. Ele também tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica o que ajuda na recuperação do couro cabeludo.

Além desses estudos animadores, outro que está ganhando destaque é que o óleo de coco evita a queda de cabelo em alguns casos. Ele consegue diminuir a ação do hormônio DHT que é um dos responsáveis pelo enfraquecimento dos folículos capilares em pessoas com problemas hormonais.

Se você nunca usou o óleo de coco vou dar algumas dicas de como você pode tirar o melhor desse óleo.

  • Escolha um óleo extra virgem e orgânico

Antes de mais nada, saiba comprar o óleo certo. Leia o rótulo e garanta que você está comprando somente óleo de coco sem mais nada na composição. O orgânico é melhor, por não ter agrotóxicos.

  • Faça um teste de alergia antes de aplicar

Algumas pessoas podem ser alérgicas ao coco e não saber. Passe um pouco do óleo na nuca e nos pulso e não lave por 24 horas. Se ficar vermelho ou coçar, não faça a hidratação e procure um dermatologista.

  • Na hora de aplicar

Você pode aquecê-lo por 5 segundos no microondas, para que ele fique líquido. Em dias quentes não é necessário fazer isso.

Com a ajuda de um borrifador ou com as mãos espalhe o óleo de coco puro em mechas, da raiz até as pontas. Não é necessário estar com os cabelos molhados. Deixe agir por no mínimo de 3 horas. Você pode aplicar antes de dormir, assim a hidratação dura 8 horas. Forre o travesseiro para não engordurar.

  • Após hidratação

Para retirar o óleo, use seu condicionador antes do shampoo. Em seguida, lave com seu shampoo de costume de 2 a 3 vezes. Repita a hidratação a cada 7, 10 ou 15 dias, dependendo de quão ressecado seu cabelo está. O cabelo vai melhorando aos poucos, mas a partir de um mês de hidratação o brilho vai se intensificando. Então persista.

Se você tem cabelo oleoso, não se preocupe. Após a retirada o cabelo não fica pegajoso. Passe menor quantidade nas raízes e faça somente a cada 15 dias.

  • Como finalizador

O óleo de coco também pode ser usado como finalizador de pontas após a secagem. Mas lembre-se que ele é muito pesado, então use somente uma gotinha para o cabelo todo.

E você? Já testou alguma receita caseira? Conta pra gente quais receitas caseiras você faz que funcionam. E não deixe de comentar como ficou seu cabelo depois da hidratação!

 

Ainda sem comentários.

O que você pensa?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *