Atingir um estado de independência financeira é a capacidade de viver de modo confortável através de suas economias e investimentos, sem temer uma demissão no trabalho ou instabilidade na empresa, porque você já tem um pé-de-meia preparado para eventuais crises.
Com trabalho duro, determinação e método, somos todas capazes de alcançar tal estado. Trata-se de um plano para o longo prazo, pois é preciso planejamento e paciência para economizar um volume de dinheiro suficiente para deixá-lo tranquila pelo resto da vida. A jornada será dura, mas as recompensas são grandes:
É raro que a independência financeira leve uma pessoa a parar de trabalhar. Na verdade, é mais comum que a faça se dedicar a um projeto pessoal pelo qual sinta um maior prazer, sem ter a questão financeira como preocupação principal. Veja, por exemplo, o que disse o blogueiro canadense Peter Adeney:
O que me chama a atenção é que, quando as pessoas não têm mais a necessidade de se preocupar com questões financeiras, elas raramente param de trabalhar. Em vez disso, começam a fazer o seu melhor trabalho. Quando olhamos para os grandes nomes da nossa sociedade, os líderes mundiais e os fundadores das empresas mais produtivas, é comum encontrarmos pessoas que já ganharam a vida. E elas continuam a trabalhar porque esse trabalho significa algo para elas.
Dedicar o seu tempo a atividades que contribuem para sua felicidade e desenvolvimento pessoal, sejam elas quais forem, é um imenso privilégio. Por mais que possamos encontrar uma grande alegria em coisas que são custam absolutamente nada, há certos prazeres da vida que são dispendiosos – teatros, restaurantes, viagens, etc.
O dinheiro pode não trazer felicidade, mas a ausência dele impõe certos limites ao nosso dia-a-dia. É exatamente como afirma Machado de Assis no conto A Desejada das Gentes: “Escuta, nem divinizar o dinheiro, nem também bani-lo; não vamos crer que ele oferece tudo, mas reconheçamos que dá alguma coisa e até muita coisa”.
A independência financeira nos oferece mais tempo e recursos para explorarmos a nossa personalidade, os nossos talentos, as nossas habilidades e as nossas paixões. A sua liberdade também estará assegurada. Como dizia o ex-presidente americano Franklin D. Roosevelt: “A verdadeira liberdade individual não pode existir sem segurança e autonomia econômicas“, pois você não dependerá do auxílio alheio.
Muitas vezes, acabamos tendo que empregar em nossas profissões o tempo que teríamos gostado de passar ao lado das pessoas que amamos, sejam elas quais forem – namorados, amigos ou familiares.
Se o nosso sustento estiver inteiramente garantido, é provável que encontremos um tempo a mais para dedicar às pessoas cuja companhia nos torna mais felizes. Além disso, você também se encontrará em uma posição muito mais favorável para ajudar aos outros. Que tal fazer uma doação a uma instituição de caridade ou a um abrigo para animais?
Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…
Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…
Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…
Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…
Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…
O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…