Vamos falar sobre os benefícios do cacau?
O cacaueiro é a árvore que dá origem ao fruto conhecido como cacau. Cultivado na Amazônia, ele é aplicado em diversas preparações que ganharam o mundo, tais como o chocolate.
O fruto do cacaueiro apresenta casca roxa ou amarelada, sementes e uma polpa adocicada. As sementes são mais utilizadas para fabricação de alimentos, como o chocolate, mas a polpa fresca do fruto, recentemente, tem sido utilizada como suco.
Indiscutivelmente, o grande consumo desse alimento se deve as suas características sensoriais, como aroma e sabor, e pelos inúmeros benefícios do cacau à saúde, devido ao seu valor nutricional.
Quer conhecer alguns desses benefícios do cacau? Veja o que preparamos para vocês nessa matéria!
1# Antienvelhecimento
Rico em antioxidante (polifenóis), combate os radicais livres mantendo a saúde das células e prevenindo o envelhecimento precoce, especialmente o da pele.
2# Melhora o humor e a ansiedade
Auxilia na produção de serotonina, o hormônio do humor e da sensação de bem-estar.
3# Aumenta os níveis de energia
A teobromina e a cafeína presentes no cacau são substâncias estimulantes do organismo, que podem proporcionar uma energia a mais durante o seu dia.
4# Melhora a circulação sanguínea
A ação vasodilatadora melhora a circulação dentro dos vasos. Isso gera benefícios muito importantes como redução do risco de desenvolver hipertensão arterial, aumento da proteção cardiovascular e melhora da cognição e da memória.
5# Melhora a saúde intestinal
Algumas substâncias presentes no cacau ajudam a aumentar a quantidade de bactérias benéficas no intestino, garantindo mais saúde para esse órgão.
6# Pode auxiliar no tratamento do diabetes
O cacau pode promover melhor controle da insulina, hormônio que esta diretamente ligado ao controle da doença.
… Quanto consumir de chocolate?
De 30 a 40 gramas de chocolate amargo por dia. O chocolate branco não possui os benefícios do cacau que apresentamos acima, porque tem na composição apenas a manteiga do cacau. Já o chocolate ao leite possui muito leite e açúcar na composição, o que dificulta o consumo dos nutrientes mais importantes em apenas uma porção diária; por isso a nossa escolha é o chocolate amargo!
Dica: para adequar a quantidade de cacau que deve ser introduzida na sua dieta, procure um profissional nutricionista e tenha uma orientação personalizada!
O que você pensa?