Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Como limpar seus pincéis e esponjas de maquiagem

Eles são nossos aliados na hora de colorir, delinear, cobrir, contornar e iluminar. Aliados assim, a gente trata com muito carinho. Eu estou falando dos pincéis e esponjas de maquiagem que facilitam nosso dia a dia e de quebra nos ajudam a ficar ainda mais lindas.

Mas muita gente se esquece dos cuidados que essas ferramentas necessitam. A limpeza dos pincéis e esponjas é fundamental para maior durabilidade dos pincéis e também das maquiagens.

Por estar em contato frequente com a pele, os pincéis podem acumular resíduos da própria maquiagem e da pele. O que favorece focos de bactérias, fungos e ácaros, que podem causar acne, micoses, infecções e até mesmo herpes simples. Além da higiene, os pincéis com muitos resíduos perdem sua funcionalidade na hora de maquiar, pois as cerdas ficam muito juntas. Por isso, lavar os pincéis também faz parte da rotina de beleza e cuidados com a pele. Então continue lendo para saber como cuidar mais dessas ferramentas no dia a dia.

Conhecendo suas ferramentas

Os pincéis podem ter dois tipos de cerdas, as sintéticas e as naturais. Cerdas naturais são de pelos de animais e tem a mesma estrutura de um fio de cabelo, geralmente são mais macias e precisam de um condicionamento. São usadas em pinceis de pó mais solto, como sombras, blush e iluminador e pó.

Já as cerdas sintéticas são mais durinhas e resistentes, e são usadas em pincéis para bases, corretivos e batons. As esponjas também são feitas de material sintético.

Para começar, o que devo usar para limpar meus pincéis?

A melhor forma de limpar seus pincéis e esponjas é lavando mesmo. Os produtos conhecidos como limpadores para pincéis auxiliam na hora de trocar a cor na hora da maquiagem, mas não fazem a higienização adequada.  

Então você vai precisar de um shampoo neutro e suave, de preferência infantil, para não ressecar as cerdas, azeite de oliva, água morna e um pouquinho de paciência.

O azeite condiciona as cerdas naturais, e também ajuda o shampoo a retirar os resíduos mais emolientes dos pincéis sintéticos.

A medida seria 1 colher de azeite para 3 colheres de shampoo. Assim não corre o risco de ficar oleoso.

Como faço a limpeza?

    1. Molhe os pincéis/esponjas  em um fio de água corrente , com as cerdas para baixo. Prefira água morna ou fria.
    2. Nunca molhe o cabo, e não coloque o pincel com as cerdas viradas para cima. Pois a água pode danificar a cola das cerdas e a madeira do pincel.
    3. Molhe o pincel ou a esponja na mistura de shampoo e azeite, como se estivesse pegando um pouco de base líquida.
    4. Esfregue de forma suave e circular, o pincel ou esponja, na palma da mão. Sem forçar muito para mão danificar as cerdas. Faça como se estivesse maquiando.
    5. Enxague bem e repita até a água sair límpida.
    6. Tire todo o excesso de água com uma toalha bem limpa, sempre no sentido da cerda, para não “descabelar” o pincel.

Secar é tão importante quanto lavar

Para que eles não mofem, deixe os pincéis e esponjas longe das toalhas, depois que você tirou o excesso. De preferência, a cabeça dos pincéis deve ficar para fora de um balcão ou pia, para secar por igual. Escolha um local arejado e evite deixar secando no banheiro. Vire as esponjas de tempos em tempos para secar por igual.

Nunca acelere o processo com secador, mesmo que seja frio. Isso danifica muito os pincéis e esponjas.

Como manter o formato original dos pincéis (TRUQUE)

Quando novos, os pinceis costumam ter uma proteção nas cerdas, para manter a forma. Mas é bem difícil colocar essa proteção de volta, um vez que ela foi tirada. Quando armazenamos os pinceis em potinhos e quando lavamos, eles costumam ficar mais abertos que o normal. Mas existe um truque para mantê-los com o formato original.

Com as cerdas somente úmidas, quase secas, você vai enrolar a cabeça do pincel em uma tira de papel fino e prender com um elástico pequeno ou uma fita adesiva. Isso vai manter as cerdas juntinhas e o papel não impede a secagem dos fios.

Outra opção, mais pratica ainda, é você colocar uma redinha para flores. Sabe aquelas redinhas que mantém as pétalas das rosas fechadas? Pois então, elas são ótimas e servem para manter as cerdas dos pincéis fechadas também. Além disso, não custa nada, geralmente as floriculturas descartam esse material.

É importante deixar as cerdas e as esponjas secarem por completo antes de guardar, do contrário pode mofar ou acumular mais bactérias.

Pronto, pincéis e esponjas limpinhos e renovados para uma nova make. A manutenção dos pincéis depende do quanto você usa a maquiagem. O ideal seria lavá-los sempre que terminar de usar. Mas uma vez por semana já é muito bom se você faz maquiagem diariamente. Mesmo usando pouco, lave-os no mínimo uma vez ao mês para  garantir a saúde da sua pele, uma make incrível e maior durabilidade das suas maquiagens.

Ainda sem comentários.

O que você pensa?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *