Categories: Lifestyle

O que é ser mãe de uma menina

Ame-se e ela se amará. Não perpetue a ideia padrão de corpo ideal. Mesmo que seja difícil e tentador reclamar daquele pneuzinho na barriga, não faça isso na frente dela. Ela já tem uma sociedade inteira para desvalorizar, objetificar e estabelecer um padrão estético para o corpo feminino.

Sempre, sempre destaque a importância e o valor dos sentimentos, das emoções e de seus atributos psicológicos.

Vai presentear? Dê carrinhos, dê bonecas. Dê carinhos, bicicleta… É fofo ver sua bebê segurando outro bebê, sei bem como é isso. Mas dê a ela a chance de se divertir com um caminhão cheio de areia. Permita que ela tenha a oportunidade de ser motorista, mamãe, construtora e maquiadora.

Não use, em hipótese alguma, frases do tipo: “ Você é mocinha, não faça isso”; “menina não senta assim”; “isso é coisa de menino”. Convenções sociais são para ambos os sexos. Educação nunca deveria ser questão de gênero.

Deixe ela brincar sem ter preocupações com cabelo, suor, vestido ou saia. Quantas vezes presenciei meninos em brincadeiras super legais e bem agitadas e, no canto, uma ou outra garota se contendo por não querer bagunçar o cabelo, suar ou correr o risco de sua saia levantar. Privar as meninas desses momentos de prazer e enchê-las de culpa não pode ser a nossa intenção. Devemos lutar contra isso diariamente. Temos direito ao prazer e não somos Eva no paraíso de Adão para carregar a tal da culpa.

Quem nunca ouviu a frase: “Meu mundo cor de rosa”. Vamos permitir o azul sem maiores traumas. Cores são cores, acho que nem preciso me alongar.

Temas de aniversário? Se ela quer ser princesa, tudo bem. Mas heroína também não cai nada mal. Por isso, vamos contar mais histórias de grandes mulheres, desbravadoras, cientistas, fortes!

Ao elogiar, fale de sua inteligência, sua personalidade e bons sentimentos. Deixe para elogiar a roupa depois.

Ela cresceu? Ensine-a a dirigir. Deixe que o pai ensine a cozinhar. E isso não é inversão de papéis. É apenas divisão de tarefas.

Pois bem, ser mãe de menina é ser mãe de criança. E só.

Juliana Juh

Formada em musicoterapia, encontra tempo entre os atendimentos para escrever sobre sua paixão: decoração. Mas, se pudesse, teria nascido pássaro só para viver de cantar.

Recent Posts

As 17 melhores frases sobre o casamento

Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…

5 anos ago

9 maravilhosas receitas com aspargos

Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…

5 anos ago

As 7 maravilhas do mundo moderno

Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…

5 anos ago

Como ser uma boa contado de histórias

Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…

5 anos ago

10 lugares para conhecer antes de morrer

Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…

5 anos ago

É agora! O retorno de Backstreet Boys (e de outras boy bands)

O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…

5 anos ago