Categories: Decor

Como decorar um quarto compartilhado

A procura por imóveis pequenos tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Isso se deve a diversos motivos, tais como a mudança no perfil das famílias, que agora tendem a possuir um número reduzido de membros.

Além disso, estudantes, amigos e outros formatos de grupo de moradores têm procurado lugares com tamanhos menores, visando entre alguns fatores, a economia.

Desse modo, surge a necessidade de dividir o dormitório e os moradores precisam se adaptar aos espaços cada vez mais limitados.

Apesar da economia gerada, surge a questão de como decorar e organizar um ambiente tão íntimo para mais de uma pessoa, sem deixar de lado a personalidade de cada um.

Ao contrário do que se pode pensar, existem algumas formas de decorar e organizar o quarto que auxiliam na percepção de amplitude, além de deixá-lo prático e funcional.

Uma das ideias funcionais para um quarto de bebê e irmão mais velho é o compartilhamento da cômoda, que também pode ser usada como trocador. Usar prateleiras para apoiar os itens necessários para a troca de fraldas, além de um abajur com luz fraca, são ideais para auxiliar os momentos de troca e mamada noturna sem atrapalhar muito o sono do irmão mais velho.

Além do uso tradicional com uma cama e um berço, nos quartos com menos espaço, é possível utilizar um beliche ou uma cama elevada, com o berço adaptado na parte debaixo.

Para economizar espaço no chão, o uso de duas camas elevadas é interessante. Mas também existe a possibilidade de ter apenas uma cama acima e outra embutida ao mesmo tempo que divide espaço com uma escrivaninha.

A cama articulada também otimiza o espaço, além de ser prática. Isso funciona muito bem para um quarto com constante circulação de pessoas.

Para os pais que dormem com os filhos também existem opções. Com uma cama elevada, é possível adaptar uma escada tanto pela frente quando pela lateral da cama de casal.


O uso de cortinas pode proporcionar mais privacidade em um quarto com mais de uma cama, sem a necessidade de levantar paredes.

Os beliches sempre foram sinônimo de economia de espaço no quarto. Mas se antes eles eram sempre iguais, atualmente podemos encontrar uma diversidade de modelos que se adequam a diferentes gostos, bolsos e tamanho de famílias.

Para quem tem um espaço mais reduzido, existe a possibilidade de adaptar uma cama em pallets de madeira e usá-la também como sofá.

Juliana Juh

Formada em musicoterapia, encontra tempo entre os atendimentos para escrever sobre sua paixão: decoração. Mas, se pudesse, teria nascido pássaro só para viver de cantar.

Recent Posts

As 17 melhores frases sobre o casamento

Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…

5 anos ago

9 maravilhosas receitas com aspargos

Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…

5 anos ago

As 7 maravilhas do mundo moderno

Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…

5 anos ago

Como ser uma boa contado de histórias

Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…

5 anos ago

10 lugares para conhecer antes de morrer

Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…

5 anos ago

É agora! O retorno de Backstreet Boys (e de outras boy bands)

O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…

5 anos ago