Categories: Lifestyle

9 passos para arrasar em uma entrevista de trabalho

Poucas ocasiões possuem mais capacidade de amedrontar e intimidar uma pessoa do que uma entrevista de trabalho. Em maior ou menor escala, todos desejamos passar uma boa impressão, agradar aqueles que nos são próximos ou que podem nos ser úteis e revelar o quão competentes e originais podemos ser. Reunimos, neste texto, nove coisas que devem ser levadas em consideração quando nos encontramos em uma situação dessas.

1# Tenha em mente que trata-se de um aprendizado

Algumas pessoas parecem ter nascido para o sucesso – e algumas de fato nasceram, mas a maior parte de nós deve contentar-se em se desenvolver através do estudo e da prática. Você cometeu um erro? Não permita que ele a incomode em excesso, ou que desestabilize a sua confiança. Limite-se a aprender com ele e a evitar que volte a acontecer.

2# Vista-se bem, mas sem excessos

Uma entrevista de trabalho encontra-se mais ou menos no mesmo nível que o primeiro encontro com os pais do seu namorado, ou seja: tanto o desleixo quanto a formalidade excessiva são pouco recomendáveis (exceto em lugares que exigem a última).

Seu traje deve estar de acordo com a sua pessoa, com as suas características físicas e com as circunstâncias em que se encontrar.

3# Aprenda a se expressar

A fim de passar uma boa impressão, saber se expressar corretamente é essencial. O especialista em etiqueta Samuel Robert Wells aponta, no livro How to Behave, a necessidade de nos expressarmos com suavidade e elegância. “Faça  tudo o que estiver ao seu alcance para atingir a perfeição nesse sentido”, afirma enfaticamente.

4# Seja polida e atenciosa com todos os presentes

Ou seja, não restrinja a sua atenção ao seu entrevistador. Uma entrevista de trabalho é iniciada no momento em que se entra no edifício. Cumprimente polidamente as recepcionistas, os trabalhadores e as demais pessoas que serão entrevistadas.

5# Expresse confiança, mas não em excesso

Mostre que é a pessoa adequada para o trabalho, que possui um excelente histórico e que será perfeitamente capaz de contribuir com a equipe, mas não seja ostensiva ou pretensiosa. Esbanje confiança, mas não arrogância. O caminho médio entre essas duas qualidades é o ideal: siga-o.

6# Autocontrole é a ordem do dia

A capacidade de controlar os seus gestos e as suas palavras é a qualidade mais importante para um profissional de destaque.

“Se você não possuir o mais perfeito autocontrole, cometerá erros graves, e as outras qualificações sociais que possuir contarão muito pouco”, diz Samuel R. Wells. “Tenha consciência de quem é, de onde está e do que deve fazer, e transmita a impressão de que sente-se em casa em qualquer lugar. Sempre que demonstramos excitação ou embaraçado, estamos passíveis de perder o controle”.

7# Cuidado com as redes sociais

Não se engane: é altamente provável que as suas redes sociais sejam investigadas durante um processo de seleção. E, por mais que muitos considerem esse procedimento invasivo, estudos indicam que cerca de 93% das pessoas em busca de um novo nome para a equipe checam cuidadosamente as redes sociais das escolhas em potencial.

Erros de gramática ou de ortografia, opiniões demasiadamente polêmicas ou expressas de modo agressivo – tome muito cuidado com tudo isso.

8# Informe-se a respeito do local onde pretende trabalhar

Ninguém faz um seminário sem conhecer minimamente o assunto sobre o qual pretende discorrer. O mesmo serve para uma entrevista de trabalho. Informe-se da melhor maneira possível.

9# Se inspire em pessoas que admira

Tome alguém que admira como modelo.

Como essa pessoa se comporta? Qual seu tom de voz usual, as suas expressões faciais, a maneira como se veste? Quais as palavras que tende a empregar? Não, isso não a transformará em uma stalker com transtornos psicopáticos. Por vezes, imitamos as pessoas sem sequer percebermos. E, se isso pode ser útil, por que não o faríamos de propósito?

Você tem uma amiga a quem admira? Peça algumas dicas a ela. Há alguma celebridade a quem considera particularmente elegante? Assista a vídeos de suas entrevistas, e procure incorporar alguns de seus maneirismos. Mas lembre-se sempre de adaptar tais características aos seus modos naturais, para não passar uma impressão de artificialidade!

Camila Nogueira

Camila Nogueira é a editora-chefe do Ladies Mag. Estudou Letras na USP e atualmente cursa Sociologia e Política na FESP-SP. É apaixonada por cerejas, chai latte e Wilkie Collins.

Recent Posts

As 17 melhores frases sobre o casamento

Os filósofos, escritores e intelectuais sempre tiveram muito a dizer a respeito do casamento, seja bem ou mal (em geral,…

6 anos ago

9 maravilhosas receitas com aspargos

Feitos do jeito certo, os aspargos conseguem ser deliciosos. Esse vegetal deve ser consumido com frequência, uma vez que possui uma…

6 anos ago

As 7 maravilhas do mundo moderno

Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo moderno? Se não sabe, aqui estão os deslumbrantes monumentos para você…

6 anos ago

Como ser uma boa contado de histórias

Como contar uma história? Um estudo realizado no início do ano passado por pesquisadores de duas universidades americanas concluiu que…

6 anos ago

10 lugares para conhecer antes de morrer

Estudos comprovam que viagens podem te tornar mais inteligente e saudável. Por isso, sempre opte por conhecer novos lugares quando você…

6 anos ago

É agora! O retorno de Backstreet Boys (e de outras boy bands)

O quê? Eu ouvi Backstreet Boys? O cenário pop atual abriu espaço para bandas que estavam fora dos palcos já…

6 anos ago