Que a moda e as mulheres estão diretamente ligadas há séculos, todos sabemos. Roupas e acessórios são criados para nos inspirar a expressar toda nossa feminilidade e personalidade.
Essa industria emprega mulheres há décadas nas mais variadas posições. No entanto, nós ainda somos minoria no comando, assim como em outros setores do mercado de trabalho. O que, é claro, não nos impede de lutar por nossas ambições e sonhos. Aos poucos, estamos mudando essa realidade também no mundo fashion, passando de musas a criadoras e empreendedoras.
Nesse universo lúdico que é a moda, pesquisamos mulheres de sucesso para nos inspirara fazer a mudança e a conquistar nosso espaço com determinação e criatividade. Então vamos à lista.
It Girl aos 96 anos de idade, Iris Apfel tem muito a nos ensinar.
Ela é designer, decoradora e ícone fashion. A nova-iorquina trabalhou com restauração, teve uma empresa têxtil e participou da decoração da Casa Branca durante 9 mandatos presidenciais diferentes! Depois da aposentadoria, viajou pelo mundo colecionando acessórios e roupas.
Ganhou um documentário na Netflix com seu nome e lançou um livro aos 96 anos com o título de Ícone por acidente ou Accidental icon. Defende a liberdade de usar o que se gosta tanto na moda quando na decoração. É inspiração para todas as idades tanto de estilo como de vivacidade.
A costureira criada em um orfanato na França iniciou sua carreira em 1917 com uma loja de chapéus.
Embora acreditasse que um dos intuitos da moda deve ser a conquista de um homem, a estilista francesa contribuiu de forma significativa para a liberdade da mulher. Em uma época de vestidos longos, espartilhos, ornamentos pesados e joias, Chanel redefiniu a moda do resto do século.
Em seu auge, libertou as mulheres dos espartilhos e encurtou as saias até o tornozelo. Também cortou os cabelos curtos, corte que leva seu nome até hoje. Usava pérolas falsas junto com verdadeiras. (Se você usa bijuterias, agradeça a Chanel.) O clássico vestido pretinho básico foi criado por ela, ao ter a ousadia de usar na alta costura a cor destinada a empregados. Criou a bolsa icônica com alça de corrente para liberar as mãos das moças. E para finalizar trouxe para nossos guarda-roupas peças do vestuário masculino, como a calça, casacos e blazers.
Suas contribuições parecem simples se olharmos a sociedade que vivemos hoje, mas foram libertadoras para a época. Chanel teve ousadia e fez diferença onde aparentemente não existia espaço para mudança.
A empresária revolucionou o mundo da moda em 2000, aos 33 anos, lançando a primeira loja online de luxo do seu apartamento com apenas 5 funcionários. Depois de 13 anos, a empresa era avaliada em torno de 350 milhões de libras.
Natalie é formada em Letras e morou em Tóquio um ano, onde foi modelo e estilista. Em seguida, se mudou para Londres, trabalhou na revista Women’s Wear Daily (WWD) e depois foi assistente da estilista Isabella Blow. Ela é a criadora do Net-a-Porter, loja online de luxo feminina, e em seguida incorporou ao grupo o Mr. Porter, versão masculina do site, e o Outline. Lançou a revista Porter, diz que seu objetivo era renovar as revistas e não o varejo, mas na verdade esse foi seu grande feito. Em 2013, Natalie deixou a Net-a-Porter após uma fusão com a concorrente Farfetch. Hoje é vice-presidente do grupo e presidente do British Fashion Council, onde quer renovar a semana de moda de Londres. Sua visão empreendedora a fez uma das mulheres mais influentes no mundo da moda.
Miuccia Prada é a estilista à frente das marcas italianas Prada e Miu Miu, que estão entre as principais do mercado de luxo. Comanda o império que chega a vender aproximadamente US$ 4,65 bilhões anualmente como co-diretora desde 2014.
Formada em Ciências Políticas, Miuccia não fazia o perfil de uma estilista convencional, mas usou seu desprezo pela indústria da moda para criar a seu modo, o que lhe conferiu originalidade e renovação a cada coleção.
A herdeira assumiu a grife quando ainda era apenas uma marca de malas luxuosa em 1978. Fez grandes mudanças na empresa a partir do ano seguinte quando lançou a linha de calçados femininos. Em 1989 apresentou pela primeira vez a pret-a-porter feminina. Em 1992 criou a Miu Miu e no ano seguinte ganhou um prêmio com a linha masculina de acessórios e calçados. Em 2000 iniciou a linha de óculos. Junto ao lançamento do filme O diabo veste Prada em 2011, a Vogue anunciou a Prada como a marca mais desejada da temporada. Três anos depois o grupo se tornou capital aberto. Próxima aos 70 anos, Miuccia acredita que o trabalho é uma forma de libertação para a mulher e a faz esquecer das pressões sociais vividas por nós no dia a dia.
Empreendedora prodígio, Sophia Amoruso tinha 22 anos quando largou a faculdade e saiu da casa dos pais, iniciando sua loja de moda vintage no Ebay. A marca Nasty Gal cresceu de tal forma que aproximadamente 6 anos depois, em 2012, chegou a vender cerca de US$ 100 milhões de dólares. Escreveu um livro sobre sua trajetória, o #Girlboss, no qual incentiva mulheres a encontrarem o seu lugar no mundo. O livro também virou serie da Netflix. Na mesma época do seu lançamento, no entanto, a empresa começou a diminuir seu faturamento até abrir falência em 2017.
Sempre polemica, Sophia assume os erros e vai lançar um livro contando a que aprendeu com sua queda. E está com um novo projeto que é um site de conteúdo e faz conferências para jovens mulheres nos negócios.
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