A cidadezinha carioca de Paraty, localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, é um encanto, com uma variedade de atrações no que diz respeito à natureza, aventura, cultura, história, gastronomia e diversão.
Veja aqui as principais razões pelas quais você precisa conhecer a cidade!
1# SUAS BELÍSSIMAS PRAIAS E PASSEIOS DE BARCO
Paraty possui mais de 60 ilhas e 90 praias deslumbrantes, sendo que boa parte delas são totalmente selvagens, sendo acessíveis apenas por barcos ou por trilhas, como as espetaculares praias de Trindade.
Um passeio de barco ou lancha que vale muito apena conhecer é o que leva às ilhas Duas Irmãs, Comprida, Araújo, Rasa, Algodão e Catimbau, e às praias Vermelha e da Lula, em que você pode apreciar alguns dos cenários mais bonitos da região.
2# SUAS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS
O Centro Histórico de Paraty, um destinos turísticos mais procurados do país, é formado por preservados casarões coloniais, igrejas dos séculos XVIII e XIX e ruas construídas pelos escravos em pedras pés-de-moleque, onde é proibido o tráfego de automóveis.
Suas deslumbrantes construções antigas são resultado da importância que a cidade tinha durante o período colonial brasileiro, como sede do mais importante porto nacional exportador de ouro. As construções históricas, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, foram requalificadas como pousadas, restaurantes e lojas, que valem a pena conhecer.
3# OS ESPORTES DE AVENTURA
Paraty também é conhecida pela prática de esportes de aventura que são realizados na cidade, como o mergulho pelas belíssimas águas calmas e cristalinas da Baia da Ilha Grande.
A canoagem, praticada nas águas calmas da baía, em especial na Baía da Cajaíba e no Saco do Mamanguá, também é conhecida na região, bem como o surfe, que é praticado especialmente nas praias da Sumaca, Martin de Sá, Antigos, Sono e as da Vila de Trindade.
4# FESTAS E FESTIVAIS
Paraty também é cenário para muitas festas, tanto religiosas, como a do Divino, a Pascoa e o Corpus Christi, quanto por seu famoso Carnaval. Na cidade também são realizados o Festival da Cachaça e a Flip (Festa Literária Internacional), quando a cidade é invadida por autores e leitores de todo o mundo.
O que você pensa?