O Ho’oponopono, que na língua original do Havaí significa “corrigir um erro”, é uma técnica havaiana de cura e de limpeza de memórias baseada no perdão.
O povo havaiano entendeu que toda doença é causada pela culpa ou pela raiva, que nada mais são do que o perdão não concedido. Assim, foi compreendido que apenas há a cura quando se alcança o perdão.
A técnica do Ho’oponopono é uma maneira de perdoar os outros ou a si mesmo, mas também ajuda na limpeza da mente subconsciente, que possibilita a visão clara, unificada ao todo, e a paz interior.
A teoria por trás do Ho’oponopono é que quando perdoamos os outros nós acabamos nos perdoando, e vice-versa, de modo que as doenças ou mesmo problemas da vida deixam de existir.
A técnica ficou conhecida quando o Dr. Hew Len, aprendiz de Morrnah Nalamaku Simeon – principal Mestre do Ho’oponopono, foi capaz de curar uma enfermaria inteira de criminosos, considerados doentes mentais, do Hospital Estadual do Havaí, nos anos 80.
O Dr. Hew Len se sentou com os prontuários dos delinquentes durante um período de três anos. Enquanto ele lia sobre atos horríveis praticados, sentimentos negativos surgiam dentro dele e, por meio do Ho’oponopono, ele limpou e apagou aqueles sentimentos dentro de si, alterando seus sentimentos que acabaram sendo refletidos nos pacientes.
À medida que ele modificava as emoções negativas dentro de si, os pacientes melhoravam gradualmente e, após os três anos, todos os pacientes foram considerados reabilitados e liberados.
O Ho’oponopono se baseia em duas premissas. A primeira é a auto-identidade, que significa assumir total responsabilidade pelo que você sente dentro de si mesmo e pelo que você está co-criando. Não se trata de mudar os outros, embora isso aconteça, mas sim de mudar você mesmo.
Se você cria sua própria realidade, então qualquer coisa que manifesta em sua vida é algo que você criou. Por exemplo, se você tem um problema de relacionamento, você é responsável por essa situação.
Nós vemos a vida através de programas mentais, memórias passadas que estão no subconsciente, que são as responsáveis pela criação dos problemas que surgem em nossa vida, assim, ao alterar esses padrões, os problemas desaparecem.
A segunda premissa do Ho’oponopono é que a paz começa com você. Quando alguém está ‘limpo’, a paz surge, e quando as memórias são liberadas, é possível enxergar claramente a vida.
Existem quatro etapas simples para esse método: o Arrependimento, o Perdão, a Gratidão e o Amor. Assim, a melhor forma de se curar é pela prática do mantra Ho’oponopono, que consiste na repetição da seguinte frase:
“SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO”
Você pode pensar no problema que quer curar (situação, doença, etc), ou simplesmente se manter aberto à inspiração divina. Não existe a necessidade de saber qual é a memória que precisa ser limpa, apenas a intenção de se curar.
O que acha de testar essa técnica? Conte para nós os resultados!
O que você pensa?