Muitos não sabem a diferença entre a decoração vintage e retrô, mas hoje vamos fazer uma breve explicação.
O estilo vintage resgata os elementos das décadas dos anos 20 aos 60. As peças utilizadas são originais da época, que são garimpadas de antiquários ou lojas do gênero.
Já o estilo retrô é uma releitura do passado, utilizando peças novas com aparência antiga. Mas a grande maioria é inspirada no que foi usado na décadas de 70 e 80.
Portanto, o vintage é usado, e o retrô é o novo que imita o antigo.
A ideia dessas tendências é utilizar móveis e acessórios que remetam a essa época, buscando elementos que lembrem a estética do passado.
Isso não significa que utilizar esse recurso pode deixar os ambientes com uma decor antiquada ou como se o tempo não tivesse passado por ali. O interessante é aproveitar a inspiração dessa época, utilizando peças que carreguem consigo histórias e significados.
Então é possível nesse tipo de decoração aproveitar peças de design contemporâneo e criar uma ambientação atemporal.
Um dos pontos positivos quando se decide por esses estilos, é que muitas vezes é possível aproveitar objetos e móveis que a pessoa já tem em casa.
Então que tal conferir as imagens que selecionamos e aproveitar as dicas para compor sua decor?
Uma boa opção é dar uma repaginada em móveis antigos, pintando com cores bem inusitadas. Cristaleiras, penteadeiras e armários antigos são encontrados facilmente no mercado.
Que tal passar na casa daquela sua tia avó e pedir de presente algum objeto especial para decorar seu lar? Os telefones antigos, vitrolas e máquinas de escrever podem deixar sua casa ainda mais charmosa!
Móveis retrô dão um resultado incrível na decoração, por isso não tenha medo de apostar nesse estilo. Além de atemporal é super descolado. Móveis com pés palitos nunca caem em desuso!
A estampa pied de poule também remete muito a essa época, sem deixar de ser contemporânea.
É um tipo de decoração que causa uma nostalgia até mesmo em quem não viveu nessa época.
E aí, você tem em casa alguma peça vintage ou retrô? Conta pra gente!
O que você pensa?