Para não errar na escolha da cortina é preciso saber exatamente com que finalidade era será usada, pois ela pode servir como um incremento da decoração, como barreira para a luminosidade, para proporcionar mais privacidade aos moradores da casa ou até mesmo como isolamento para ruídos externos.
Depois de constatada a função da sua cortina, meça o ambiente em que ela ficará. A forma mais usual é de um comprimento que vá até o chão, a menos que haja algum móvel abaixo da janela. Já o varão deve ficar mais próximo do teto do que com maior proximidade com a janela.
As cortinas podem ser confeccionadas em modelos variados, assim como em diversos tecidos como voil, blackout (corta-luz), cetim, tafetá, entre outros. As estampas ou não, também devem fazer parte da sua escolha, e tudo isso pode variar dependendo da proposta do seu ambiente.
Mas as cortinas não são usadas apenas em janelas. Além das suas funções tradicionais, elas podem servir como divisórias de ambientes, como cabeceira e até mesmo como porta de closet e armários. Tudo depende da criatividade e ousadia!
Agora que você já tem as dicas de como escolher sua cortina, que tal conferir algumas fotos para se inspirar?
A cortina como divisória de ambiente é uma alternativa mais econômica e prática comparada a uma parede. E não perde em beleza!
O uso da cortina em closet é bem indicado para quem quer proteger as roupas da poeira.
Se você gosta de um ambiente mais leve, invista em cortinas com tecido como o voil, por exemplo.
Para quem quer um ambiente com uma proposta romântica, apostar em cortinas com babados é uma ideia interessante.
A maneira mais simples de se instalar uma cortina é usando o varão. Não apenas para a instalação, mas também para quando for necessário tirá-la para lavagem. Capriche também nas ponteiras, pois elas dão um toque final na composição.
As cortinas produzidas em tecidos mais pesados são excelentes para aquecer ambientes. Só é necessário tomar cuidado com os tons escuros em janelas com muita incidência de luz solar, pois podem desbotar.
As cortinas estampadas também podem deixar o ambiente com muito charme, só tenha certeza da escolha pois muitas cores podem sobrecarregar a decoração.
O que você pensa?