São muitas as lições que Dior by Dior, a autobiografia de Christian Dior, o fundador da sofisticada grife que leva o seu nome, pode nos ensinar.
Tendo sido um grande visionário e empreendedor, Dior era também um homem bastante tímido, inseguro e supersticioso. Aliadas a uma certa dose de sorte e a um talento fora do comum, a sua persistência e a sua imensa vocação para a moda levaram-no a atingir um extraordinário grau de sucesso tanto durante a sua vida quanto após a sua morte, e o seu próprio nome tornou-se sinônimo de elegância e distinção.
Vejamos, portanto, as principais coisas que podemos aprender com esse homem único.
1# AS PROFECIAS NEM SEMPRE PODEM SER INTERPRETADAS DE MODO LITERAL
No início de sua narrativa, Dior afirma que seu êxito fora devidamente previsto por uma série de cartomantes.
Entretanto, algumas dessas profecias foram feitas de maneira bastante ambígua.
Mencionemos uma entre elas – a primeira, quando o estilista ainda não completara nem mesmo 15 anos.
“Você deverá a sua sorte às mulheres”, disse a cartomante, “e será através delas que você atingirá o sucesso. A sua fortuna será construída graças a elas, e por conta delas você será capaz de viajar o mundo inteiro”.
Naturalmente, tanto o pequeno Christian quanto seus pais sentiram-se um tanto quanto desconcertados ao ouvirem essa profecia.
Talvez eles apenas não devessem tê-la levado em termos tão literais.
2# MANTENHA SEMPRE O OTIMISMO
Foram muitas as vezes em que dissemos que manter uma certa dose de otimismo é muito importante para a manutenção de nosso bem-estar, uma vez que é mais fácil atingirmos o sucesso se estivermos convictos de que o faremos.
Se Dior foi capaz de manter o otimismo mesmo em meio a duas guerras mundiais – algo que envolvia prédios bombardeados, áreas devastadas, racionamentos, o mercado negro e, “menos sério, mas de maior interesse para mim, roupas hediondas“, você também terá a capacidade de conservá-lo em momentos de adversidade.
3# SAIBA QUE A AUTOCONFIANÇA É ALGO QUE CONQUISTAMOS
Por mais que algumas pessoas sejam naturalmente confiantes, é muito mais comum que tenhamos que conquistar uma parcela de autoconfiança de maneira gradual e com algum grau de dificuldade.
Uma pessoa não seja torna confiante do dia para a noite. A autoconfiança é algo que nós construídos através de nossa determinação e dos resultados positivos que alcançamos.
Veja o próprio Dior.
Antes de lançar a sua própria marca, ele criara para si uma carreira de grande sucesso no atelier do célebre modista Lucien Lelong, para quem trabalharam outros grandes nomes da moda, tais como Pierre Balmain e Hubert de Givenchy.
Dior sentiu-se inquieto ao deixar a sua zona de conforto – o trabalho bem remunerado e seguro que exercia há anos na Maison Lelong – e procurar lançar a sua própria marca.
Ao descrever a sua primeira reunião com Marcel Boussac, o seu futuro investidor, declara ter desejado sinceramente não ter transmitido a impressão de ser somente um simplório, um tolinho inocente tentando ganhar a vida em um mundo impiedoso.
“Porque era exatamente isso o que eu me sentia”, prossegue, “e demorei um longo tempo para superar esse complexo”.
4# TIRE PROVEITO DE SUAS PRÓPRIAS INSEGURANÇAS
Como dissemos, nós não podemos ser confiantes o tempo inteiro.
E Dior nos ensina não apenas a aceitarmos e a abraçarmos nossas inseguranças e nossas características nem tão desejáveis, mas também a tirarmos proveito delas.
Aceitar que somos imperfeitos é um passo essencial para o nosso bem-estar. Se exigirmos de nós mesmos demasiada perfeição, seremos infelizes e nos sentiremos frustrados.
Por outro lado, no momento em que reconhecemos os nossos defeitos, podemos superá-los, suavizá-los ou, em outros casos, fazermos o que fez o estilista francês: utilizá-los para construir algo positivo.
“O próprio medo de passar a impressão de ser um amador ingênuo me levou a abandonar as minhas dúvidas e a inventar o personagem Christian Dior, couturier“.
5# APROVEITE AS TENDÊNCIAS CONFORME ESTAS SURGEM
Tendo recebido um convite tentador para presidir uma grife antiga e renomada, Maison Philippe et Gaston, ofertando à mesma um novo visual, Dior logo percebeu que renovar algo que pertencia ao passado não lhe seria conveniente.
“Ao nosso redor, a vida estava recomeçando – aquele era o momento ideal para se lançar uma nova tendência no mundo da moda”.
Portanto, o que fez foi afirmar a Marcel Boussac, o investidor que o abordara na intenção de convencê-lo a reformar a Maison Philippe et Gaston, que realizar tal empreendimento não era de seu gosto. O que ele gostaria de fazer seria lançar uma maison de alta-costura inteiramente nova e sob o seu próprio nome, localizada em um distrito de sua escolha.
O resto é história.
6# APROVEITE AS OPORTUNIDADES CONFORME ESTAS SURGEM
Tendo conseguido o apoio de que necessitava e montado a equipe perfeita, Christian Dior se deparou com um problema bastante grave: encontrar a modelo ideal.
Essa dificuldade foi resolvida de uma maneira bastante peculiar.
Aconteceu que, no momento em que o estilista colocou um anúncio no jornal, uma série de bordéis parisienses foram fechados e muitas de suas antigas trabalhadoras estavam à procura de uma ocupação.
Assim sendo, no dia designado pelo anúncio a Maison Dior encontrou-se repleta de uma série de damas da noite. Entre estas, o estilista encontrou uma “jovem encantadora e um tanto tímida” chamada Marie-Thérèse, que tornou-se uma de suas principais modelos.
A oportunidade surgiu e foi devidamente aproveitada.
7# FORME UMA BOA EQUIPE
A eficiência administrativa e o amparo financeiro são duas coisas essenciais naquilo que se refere ao sucesso de um empreendimento, mas o talento, a criatividade e a argúcia do empreendedor são igualmente importantes.
E, a fim de fazer o melhor trabalho possível, equipar-se com um time de primeira classe é um passo necessário.
Muitas vezes, as pessoas particularmente talentosas buscam cercar-se de pessoas menos talentosas a fim de ressaltar a sua própria relevância. No entanto, quando procuramos o sucesso, é essencial termos ao nosso lado pessoas competentes e engenhosas.
Ao contrário do que pensamos, estarmos cercados de pessoas talentosas não nos tornará menos especiais. O seu talento irá valorizar a intensificar o nosso, e não obscurecê-lo.
8# ATINGIR O SUCESSO NÃO É NUNCA O ÚLTIMO PASSO
Por vezes, pensamos que atingir os nossos objetivos é o passo final. Nós batalhamos, nos esforçamos, ultrapassamos os obstáculos e pronto – enfim conquistamos aquilo que desejávamos conquistar.
Mas as coisas não são bem assim. Seja em termos profissionais, seja em termos pessoais, sempre haverá um longo caminho pela frente.
O lançamento da Maison Dior foi um sucesso. A imprensa, as celebridades, a população, toda a cidade de Paris – e todo o mundo, na verdade – entraram em êxtase. Dior tornou-se de imediato o grande nome da moda francesa.
No entanto, uma das coisas que mais o marcaram nesse dia glorioso foi o conselho, sutil e preciso, de um amigo.
“Meu querido Christian”, disse ele. “Saboreie ao máximo esse momento de júbilo, porque ele será único em sua carreira. O sucesso nunca mais virá para você com tanta facilidade; pois amanhã começará a angústia de estar à altura dele e, se possível, de ultrapassar a si mesmo“.
E, no final das coisas, é assim que as coisas funcionam.
O que você pensa?